Fala ai Noivinha, hoje fiz um post especial para você.
Certamente quando pensamos em casamento, uma das primeiras coisas que vem na mente é aquele vestido de noiva com véu, cauda longa e na cor branca, ou alguma bem clarinha como gelo e off white. Mas qual seria o motivo da escolha de quase todas as noivas serem um vestido na cor branca?
É alguma tradição?
Possui um significado especial?
É isso que você noiva, saberá nesse post.
Originalmente, (pós) Idade Média, o branco não era uma cor tão visada como é nos dias de hoje, pois o casamento representava a união de duas famílias, no intuito de crescer financeiramente. Sendo assim, o vestido de noiva deveria ser bem luxuoso, cheio de detalhes e com uma beleza imensurável, para que assim a noiva demonstrasse que sua família tinha posses. Por causa disso, a cor não era um dos detalhes principais, tanto que os vestidos de noiva com cores escuras representavam religiosidade e obediência à igreja.
Há muitas divergências quanto à popularização da cor branca nas cerimônias de casamento, há quem diga que a Rainha da Escócia, Mary Stuart, que optou por se casar de branco para homenagear sua família, cujo brasão era branco. Outros dirão que a responsável foi a Rainha da França, Maria de Médici, que contrariou a igreja quando se casou trajada de branco, com detalhes dourado e um decote quadrado no século XVII, época em que isso é tido como uma ofensa à igreja. E também, o motivo da cor branca representar a pureza deve-se a esta mesma rainha, pois ela se casou com apenas 14 anos.
No entanto, a versão mais romântica, que também é a mais aceita, foi quando a Rainha da Inglaterra, Vitória, escolher se casar com seu noivo por amor, que pode parecer bobagem, mas ela foi a primeira rainha que realizou tal ato. E então durante sua cerimônia de casamento, seu vestido de noiva era da cor branca, além de substituir sua coroa por flores na cabeça e véu, outra tradição nos dias atuais.
E mesmo com toda essa história, em muitos países o vestido de noiva na cor branca não é predominante, como por exemplo no Peru, onde a tradição na capital é vestir de vermelho e preto. Ou também a Itália, onde acreditam que o verde traz sorte e riqueza. Mas independente da cor do seu vestido matrimonial, o que realmente importa é o quão feliz você ficará com seu vestido, seja ele escuros com detalhes dourados ou branco com detalhes rosê, pois seu casamento será o dia mais especial e marcante em toda sua vida.
Gostou? Comente abaixo!