Quando se fala sobre fotos de casamento vários pensamentos invadem nossa mente, sejam eles delicados, lindos ou até mesmo assustadores. E hoje estarei trazendo neste post algumas curiosidades que eu, enquanto fotógrafo de casamento, descobri ao decorrer de minha profissão.
1. Madrinhas e Padrinhos
Originalmente, na Idade Média, a seleção das madrinhas era feita no intuito de proteger a noiva, para isso elas se vestiam parecidas ou até mesmo iguais à noiva, para assim enganar os maus espíritos, livrando-na desses males.
Assim como também o noivo escolhia uma turma de amigos que considerasse bons de briga, sendo escolhido também o melhor dentre eles para ficar no altar e comandá-los caso houvesse alguma emergência.
No entanto, atualmente sabemos que os cônjuges escolhem seus padrinhos de acordo com a afinidade e/ou consideração que tenham entre si, para que eles possam ajudar e prestigiar o casal nessa fase importante de suas vidas.
2. Véu e Grinalda
Tanto o véu quanto a grinalda são componentes que complementam o look da noiva de maneira incrível, sendo que algumas nem pensam em deixarem eles de lado.
No entanto, antigamente, a grinalda representava a riqueza da família da noiva, sendo associada às coroas de flores usadas pelas noivas na Idade Média, que significava um futuro próspero. Já o véu, colocado sobre o rosto da noiva, usava-se para espantar maus espíritos e atrair sorte ao casal.
3. Buquê da Noiva
Acredita-se que a tradição do buquê vem da Idade Média, onde as noivas, durante o percurso, recolhiam flores, ervas e temperos, pois, enquanto as ervas e temperos espantavam os maus espíritos, as flores representavam felicidade e fertilidade. Já nas festas de casamento era comum que as solteiras levassem um pedaço do vestido da noiva como amuleto de sorte, mas, para que as noivas não saíssem com seus vestidos despedaçados, começaram a jogar pertences de pouca importância, sendo escolhido o buquê como o acessório mais dispensável.
4. Vestido Branco
Antigamente os vestidos de casamentos eram escolhidos de acordo com o poder econômico da família, quanto mais detalhes mais dindim no bolso. Acredita-se que a origem dessa tradição vem do casamento da Rainha Vitória, da Inglaterra, que, além de casar-se com um lindo vestido branco, ela ainda foi a primeira nobre a se casar por amor.
5. Chuva de Arroz
O casamento não significava apenas a união entre os cônjuges, mas também a ascensão econômica das duas famílias. Originária da China, essa atitude simboliza fartura para a vida do casal, pois que os grãos significam fertilidade.
6. Aliança de Casamento
Devido ao seu formato circular, os anéis de casamento representam uma união eterna, pois ela não tem início nem fim. Mas o ouro passou a ser usado por causa de sua grande durabilidade, assim como o diamante, que popularizou-se após o Maximiliano da Áustria pedir a mão de Maria de Borgonha no ano de 1477.
7. As Daminhas
De acordo com a tradição romana, colocar uma menininha levando um feixe de trigo (na época) para o altar, durante o casamento, era sinal de prosperidade e fortuna aos noivos, da mesma maneira são levada flores para eles hoje em dia.
8. O bolo de casamento
Antigamente, em Roma, o costume era quebrar pães de trigo na cabeça dos noivos, para desejar sorte e fertilidade à eles, e comer as migalhas juntos, sendo o primeiro ato de união entre os noivos. E também, na Inglaterra medieval, os convidados empilhavam pães e roscas, dando o formato dos bolos da atualidade.
9. Votos personalizados
Atualmente o voto mais simbólico de um casamento é o “...na alegria e na tristeza, na saúde e na doença…”, mesmo sendo lindas palavras, algumas pessoas não gostam de seguir tradições e criam seus próprios votos. Já imaginou você ouvindo um discurso que seu noivo ou noiva fez especialmente para você? Não tem como segurar o choro.
10. Passar a gravata
Essa tradição existe há muito tempo, e em alguns países muda apenas o jeito de dar o dinheiro aos noivos, mas esse ato não é apenas para juntar uma moeda para o casal, e sim para ser divertido à todos que estão na festa, é comum ver que o momento mais agitado das festas de casamento é quando passa a gravata e a galera do noivo grita, bate panela, comemora… Assim como também a mulherada com a noiva passando o sapatinho, que muita das vezes compete com o noivo. De fato, é quando os convidados caem na gargalhada.
Gostou? Comente abaixo!